sábado, 22 de setembro de 2007

Casamento na Idade Média


O casamento como nós conhecemos, união entre um homem e uma mulher, pelo amor, com a finalidade de constituir uma família e ter filhos, nem sempre foi assim.Durante várias épocas (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna até a Idade Contemporânea), os casamentos sofrem modificações.

Na idade média era comum o casamento arranjado, para uma mulher escapar de um casamento arranjado o único jeito era segui a vida religiosa "negava o casamento por amor a Deus".

Mais importante que o amor eram os bens, era a estabilidade.

Segundo a igreja o amor que deveria existir era o amor ao próximo, o casamento era uma instituição que servia apenas para a reprodução da espécie e uma união de riquezas.

Com o passar dos tempos esse modelo foi desaparecendo, mas até o final da Idade Média o amor era uma figura proibida .

Mas no entanto em pleno século XXI, existem casamentos sob-encomenda (casamento arranjado), sem nenhuma participação dos futuros marido e mulher, como acontece na comunidade cigana que quando os pais dizem que fulana é prometida de fulano, existe obdiencia como se isso fosse lei.

Curiosamente em alguns feudos medievais existia o direito da primazia da primeira noite, ou seja, o vassalo (servo) solicitava licença para casar, mas a primeira noite de núpcias era do suserano.
Luana Rocha 6ª A

4 comentários:

Celio Ferreira disse...

Ótimo post ;D

Celio Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letícia Gabriela de Campos disse...

onde têm referências?

Letícia Gabriela de Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.