quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Feudalismo



As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. Com essa crise os senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, deram origem aos feudos medievais. Muitos romanos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Para poderem utilizar as terras eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam, caracterizando assim o colonato.
No sistema feudal , o rei dava terras a outros senhores. E eles porém davam terras a outros menos poderosos, que em troca lutavam a seu favor. Quem fornecia a terra era um suserano, e quem recebia um vassalo. Eles tinham obrigações mútuas uns com os outros, estabelecidas através de um juramento de fidelidade. Quando um vassalo recebia a posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio militar.
A sociedade feudal era dividida em estamentos, a passagem de uma camada social para a outra era praticamente impossível. Os historiadores classificam-na como uma sociedade formada pelos que lutam (nobres), os que rezam (clero) e os que trabalham (servos). Os servos não tinham a propriedade da terra e estavam presos a ela. Nas camadas pobres, havia também os vilões, homens que viviam no feudo, deviam algumas obrigações aos senhores, mas podiam sair quando quisesse. A nobreza e o clero tinham a posse da terra e do servo, e dominavam o poder político, militar e jurídico. O senhor feudal dominava o feudo, o qual incluía uma ou mais aldeias, as terras cultivadas pelos camponeses, a floresta e as pastagens comuns.
A base do sistema feudal eram as relações servis de produção. Os servos viviam em absoluta miséria, pois além de estarem presos as terras estavam presos aos senhores, a quem deviam:
*A talha – Obrigação de dar uma parte do que produzia.
*A corvéia – Obrigação que o servo tinha de trabalhar de graça de 3 à 5 dias da semana.
*A banalidade – Eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso de instrumentos agrícola.
Além dessas tinha também o dizímo que era a obrigação de entregar 10% do que produziam à igreja.
Bianca Neves

Nenhum comentário: