sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A influência da Igreja

"Olá...Eu sou um bispo , por isso sei qual é a história da Igreja na Idade Media.
Eu estava pensando em que vocês poderiam querer saber da influência da Igreja na Idade Medieval, e mesmo que não queiram sabe eu vou falar sobre !!

Durante a Idade Média a Igreja Católica conquistou e manteve um grande poder. Tinha muitos terrenos , influenciava nas decisões políticas dos reinos , interferia na elaboração das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade. Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias as suas. Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício , para combater as pessoas que não eram católicos. A inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja. Por outro lado, alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se à copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou. Enquanto parte do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais) preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-se aos pobres. A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório criou o canto gregoriano. Era uma outra forma de transmitir as informações e conhecimentos religiosos através de um instrumento simples e interessante: a música.
Assim a historia da Igreja Católica na Idade Media acaba."

Lis Andrade

Fonte: http://www.suapesquisa.com/idademedia/igreja_medieval.htm

10 comentários:

Unknown disse...

alô mamãe!!!

Unknown disse...

Olha aqui,eu sei que você é um bispo,e você sabe mais do que eu sobre a idade média pois eu só estou na sexta série, mas eu acho que você não deveria apenas falar das coisas boas sobre a igreja.
Mas tambem que ela "vendia" perdão e as veses torturava ou queimava injustamente os que a igreja julgava um "herege" entre outra coisas que eram na "maioria" das veses uma injustiça.

Bem,eu já fiz a minha a parte agora espero que você faça a sua publicando não apenas as parte boas, mas publicasse "TODA" e verdadeira história da igreja na idade média.

Unknown disse...

AlÔ mamãe!!

Unknown disse...

Danielle, vc precisa aprender a interpretar as coisas direitinho!
O bispo disse "a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias as suas. Quem desrespeitasse ou questionasse as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos"...Para combater as pessoas que não eram católicas, a Igreja criou o Tribunal do Santo Ofício.
"Pessoas que não seguiam às ordens da Igreja na Idade Média foram presas, torturadas e mandadas para a fogueira."

Unknown disse...

Danielle, vc precisa aprender a interpretar as coisas direitinho!
O bispo disse "a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias as suas. Quem desrespeitasse ou questionasse as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos"...Para combater as pessoas que não eram católicas, a Igreja criou o Tribunal do Santo Ofício.
"Pessoas que não seguiam às ordens da Igreja na Idade Média foram presas, torturadas e mandadas para a fogueira."

Unknown disse...

Bispo? ueaegya acho que nao... mto facil entrar na internet, copiar um texto e dizer que eh bispo, danielle, pra começar ele nao deixou( de maneira alguma alias) de acusar a Igreja, e de fato a Igreja tem mta culpa com o que aconteceu na idade media, porem, devo alerta-la, a estudar varias fontes antes de tomar uma opiniao, por isso nao acredite na primeira coisa que seus professores lhe ensinarem, ha mto preconceito e alienaçao em relaçao a isso, mtas coisas nao sao faladas hoje em dia, por exemplo, voce ja ouviu falar em propaganda negra?Acredito que nao, mtas das outras Igrejas responsaveis alias por mais da metade de mortes em fogueiras e caças as bruxas pintavam quadros, focalizando a Igreja catolica como principal culpada dos massacres, truque que pelo que se percebe, deu certo. Tambem nao podemos esquecer que na Idade Media, a Igreja e o Estado andavam juntos... por isso o poder executivo e "judiciario" eram mto proximos, cabendo a Igreja a tarefa de averiguar se a pessoa estava tendo uma postura catolica perante a sociedade, a escolha de uma pena pelo descumprimento por sua vez, era parte do executivo, infelizmente, as nossas mentes, nem dessa epoca nem daquela, nao conseguiram entender mtas coisas, levando-nos a terriveis erros, mas os responsaveis estao pagando por isso, tenha certeza. nao cabe a nohs julgar o destino da alma de ninguem. Em Cristo Luiz

Flávio de Jesus disse...

Quero pedir desculpas pelas as atitudes da igreja católica na idade média,principalmente pelas cruzadas que foi um fato extremamente devastador.No entanto,a igreja católica não é mesma de antigamente,pois não esta interessado no poder político e econômico.

Ranzer disse...

o seu flavio d "jesus" é o seguint até hoje a igreja tm poder o suficient para fazer o q quiser quando bm entender
tud isso devido aos autos cargos politicos e a grand fortuna q a igreja arrecada ja q nao precisa pagar merda d imposto nenhum.
e só pra constar nao adianta vc pedir disculpa pelos erros do passado, assista um polco d TV e veja q existem centenas d padres pedofilos e pregam a palavra do "kra" por dinheiro.

Luizdo disse...

Mas que ignorancia hein...e falta de humildade e caridade. "Nao adianta pedir perdao" se o mundo fosse perfeito nao teriamos problemas, a Igreja tb não é, ela é santa e pecadora, santa pq foi instituida por Deus e pecadora pq eh dirigida por homens, o papa Joao Paulo II ja pediu desculpas sobre a Idade Media, pelo menos sobre a parte que a Igreja catolica eh culpada, e nao se escondeu como a maioria do poder dos outros estados que contribuiram para os massacres e perseguiçoes, e outras religioes. Agora, falando em Padres pedofilos, eles sao homens, assim como os assassinos e pedofilos que nao sao padres, e tb podem errar, e certamente pagarão por seus erros, mto mais caro do que alguem que nao possua o sacramento da ordem, mas não cabe a nós julgar a alma deles. Nao estou defendendo, claro que pagar uma pena em regime fechado aqui na vida terrena, sou a favor, eh uma outra historia.

Unknown disse...

eu sei que voce é um bispo , eu esto no 1° ano do ensino medio sou joão marcos e tenho 14 anos , mas tanto voce e quanto minha professora da escola so fala bem da igreja catolica ela tambem fez varias coisas erradas como vendendo perdão e dizendo que so ia para o ceu quem ofertasse e entre outras coisas mas..