sábado, 22 de setembro de 2007

A revolta de nika


´´Eu, no segundo domingo de Janeiro de 532, estava no hipódromo de Constantinopla.O lugar estava cheio: tinham milhares de pessoas porque estavam servindo comidas gratuitamente e além de ser uma servir muita diversão, como era feito no Coliseu, em Roma.A capacidade do hipódromo estava lotado: havia cerca de 60 mil pessoas.O enorme público estava acompanhando a corrida dividido em duas enormes torcidas: os de verde e os de azul.Eram os dois principais partidos políticos da cidade.Os dois times possuíam bandeiras e hinos.Eu vi o Imperador e a Imperatriz Teodora eram do time azul. Torcer contra o time do Imperador era uma espécie de oposição política.Ninguém sabe bem porque, mas ao final de uma das corridas o meu time(o verde) aproveitou para fazer uma série de reclamações ao Imperador.Reclamavam, sobretudo, do abuso da autoridade a parte dos fucionários do governo e dos impostos altos.
O Imperador tentou contornar a situação, mas não obteve resultados: a população e eu gritávamos Nika! Nika! que é vitória! vítoria em nossa língua, marchando sobre o palácio Imperial.Tratavam-se então de uma série de batalhas sangrentas entre os soldados e as forças populares, onde eu estava, e vários prédios foram queimados. O Imperador Justiniano decidiu fugir, levando com ele as riquesas do tesouro do império.Me contaram que naquele momento, Teodora convenceu-o a voltar.Ele voltou e mandou o general Belisário que reprimisse o movimento.A repressão foi brutal: muitas pessoas que estavam no hipódromo foram cercados e mortos.Foi o fim da revolta de Nika.Eu e poucas pessoas sobreviveram``

Leonardo Novaes
6a

Nenhum comentário: