quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Vida fácil?

"Olá, meu nome... bom meu nome não importa. Eu estou aqui para lhe passar uma ideia de como era a vida das pessoas que viviam na minha época. A maioria dos adolescentes reclamam quando a mãe manda arrumar o quarto, ou ir ali na padaria comprar 5 pães de leite e 150 g de queijo e presunto ou quando mandam cuidar do irmão menor. Ficam dizendo que eles tem de fazer tudo e que a vida deles é muito dura pois alem disso eles ainda tem de estudar. Quem dera que eu tivesse tido a chance que esses jovens tem, a chance de poder estudar, de não ter de passar a vida trabalhando no campo, de ter nascido na era da tecnologia e desfrutar de tudo que a vida poderia me dar. Mas não, eu não posso. Ainda jovem eu trabalhava nas plantações como qualquer camponês. Sem poder brincar direito, sem poder curtir a minha infância. As vezes eu era obrigado a trabalhar de graça para o senhor de três a cinco dias por semana fazendo vários trabalhos diferentes, o que foi chamado de corvéia. Tinha também a talha que era quando eu devia entregar ao senhor parte do que eu produzia. Tinha o pagamento que nós devíamos ao senhor pelo uso do forno, do moinho, das prensas... que foi chamado de banalidade. E tinha os 10% da nossa produção que tínhamos de dar a igreja denominado de dízimo. Agora que você já pode ver como minha vida não era fácil, pode parar de reclamar da sua vida ."
Fernanda

Nenhum comentário: